Mudanças sempre para melhor

Estamos sempre evitando e nos esquivando de mudanças, seja no mundo corporativo, vida pessoal ou até mesmo em casa. É normal termos certo medo, insegurança ao novo, desconhecido. Mas como vamos saber se esse novo cenário não será melhor se não fecharmos essa porta e abrirmos a janela para enxergar se o dia será de sol ou de chuva?

Atualmente as mudanças estão entre as maiores dificuldades dos gestores nas empresas, justamente pela resistência e algumas vezes até o boicote das equipes ao novo. E com as fusões, aquisições e rapidez com que acontecem as mudanças nesse mundo conectado, tudo pode estar diferente com apenas um clique.

Lógico que uma mudança sempre representa uma adaptação, que às vezes envolve mais  estudo, conhecimento de uma nova ferramenta, uso de uma nova língua ou metodologia de trabalho. No primeiro momento pode parecer difícil esse mundo, com noites mal dormidas, nervosismo para conversar com o novo chefe e desconfiança dos colegas que você ainda não conhece. Isso tudo é totalmente normal e aceitável. Você está reconhecendo o terreno que está pisando, mas em pouco tempo já consegue brincar com os colegas e sentir confiança dos novos conhecimentos e atividades.  Essa é a vida, vivemos para aprender e evoluir, não é mesmo?

Quando penso em uma mudança associo a uma crise e lembro da expressão “crise x oportunidade”.  Mesmo que a primeira reação seja  o choque, logo depois você percebe que o horizonte é mais claro e bonito e consegue unir forças para seguir em frente e crescer. Vejo as mudanças como grandes oportunidades de nos tirarem da inércia ou de situações que nos acomodam e nos aprisionam a uma vida que poderia ser melhor.

A mesma coisa acontece nos relacionamentos e na vida pessoal. Tenho uma amiga que costuma dizer que “O próximo relacionamento (namoro ou casamento) sempre será melhor”. Tenho que concordar com ela que toda a mudança é para melhor, seja na carreira ou na vida pessoal. Isso acontece justamente porque crescemos, amadurecemos e aprendemos com os erros.

Até as mudanças de casa podem ser positivas e bem-vindas. Elas são uma oportunidade de fazer uma verdadeira limpeza na vida, abrindo mão de coisas inúteis, jogando coisas fora e guardando só aquilo que é importante para te acompanhar na nova casa. Quer processo de renovação melhor?  Acho até que mudar de endereço uma vez por ano seria ideal para abrir as gavetas, organizar os armários e criar  espaços para as coisas novas e boas que a vida reserva pela frente. Portanto, que venham as mudanças, sempre para melhor, é claro!

Escrevi esse texto há dois anos, quando grandes mudanças aconteceram na minha vida e para melhor. Acabei lembrando dele e acho que serve perfeitamente para os dias de hoje, ou seja, essas reflexões são importantes e nunca mudam.

Espero que contribua de alguma forma para você também.

*Cris Moraes – co-idealizadora do Projeto Linha de Chegada

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

É free, é para VOCÊ ...

Apoie este projeto no Catarse

Testes, planilhas e mais...

Nosso canal no Youtube

Fechar Menu
×
×

Carrinho