Inspirados no desenho Corrida Maluca, conheça os personagens do nosso livro

Como a corrida é nosso fio condutor, definimos alguns personagens, cada um com características específicas. Vale ressaltar que temos essas características – e muitas outras – mas que uma delas prevalece. Dividimos para compreendermos melhor, mas somos uma “mistura”. Ah, também amamos filmes e escolhemos desenhos, para animar nossa leitura. Os principais perfis acima – são facilmente encontrados em academias e nos mercados financeiros.

O Enganador, inspirado no personagem Dick Vigarista do desenho animado Corrida Maluca, retrata aquela pessoa que começa algo, não termina  e nunca consegue atingir suas metas, seja uma dieta, um esporte, um planejamento financeiro ou uma carreira. Vive reclamando que não perde peso, mas quer tomar uma cerveja depois do primeiro quilômetro. Também é desorganizado nas finanças e, mesmo que tenha uma boa renda, acaba gastando mais do que ganha porque é extremamente ansioso e não consegue se planejar. Além disso, é aquele que foge na hora de pagar a conta ou chora por descontos em todos os lugares, normalmente, os amigos passam até vergonha.

O investimento psíquico[ está em não assumir o que, de fato, faz. Numa tentativa –muitas vezes frustrada – de se mostrar mais competente do que realmente é, usa artifícios para dissimular a realidade, para outros ou para si mesmo. Podemos entender o comportamento dele como “o faz que faz”. 

Como a corrida vai ajudar? Gerando mais tranquilidade, disciplina, alimentação saudável e foco para correr atrás dos desafios e metas.

PESSIMISTA, inspirado no personagem Hiena Hardy, tem uma lente negativa ao olhar o mundo e tudo o que ocorre em sua vida. Vive como se carregasse um fardo, e esse é o pilar da auto sabotagem. Ao contrário do perfil Enganador que ilude o outro, esse perfil engana a si mesmo e se desqualifica. 
Dá para imaginar que a personalidade de Hardy foi inspirada numa pessoa que você conhece. Aquela que vive lamentando a falta de oportunidades e se acha perseguida – pela família, pelos amigos, pela sociedade, pelo chefe ou por todo mundo. Uma pessoa que já não consegue reunir forças para sair da sombra da derrota. Ou que, numa profunda depressão, não deixa a cama ou o quarto. Sofre uma “amargura profunda” e vive sem respostas para seus dilemas, em busca de explicações para as injustiças que acredita sofrer.

O investimento psíquico está em “cavar o próprio buraco”, negligenciar os talentos e condições que possui e insistir no autoflagelo psíquico e emocional. Em muitos momentos é o corpo que acaba “pagando a conta” – somatizando. 

Como a corrida vai ajudar? Tornando-o mais forte, reforçando e aumentando sua autoestima e mudando sua visão de mundo. A conclusão de um treino ou prova pode ser encarada como capacidade real de superação e força. 

DETERMINADO é aquele sujeito que parece não se abalar com os problemas. É extremamente focado e atinge suas metas na grande maioria das vezes. O Determinado nos remete ao personagem Peter Perfeito do desenho animado Corrida Maluca. Assim como Peter, ele transmite uma competência enorme deixando margem para que pareça estar “acima dos normais”. Geralmente, tem porte elegante, é bem-sucedido no trabalho, nas finanças e na vida pessoal. Mas, como ninguém é perfeito, nem mesmo o Peter, o Determinado sofre com a “síndrome perfeccionista”. Quando não atinge a excelência, se cobra e cobra dos outros.

O investimento psíquico está direcionado à perfeição e ao controle.  Como um malabarista, tenta equilibrar todos os pratos – todas as áreas da sua vida – ao mesmo tempo e com a mesma intensidade. A força que emprega na conquista de seus objetivos é imensa, por isso mesmo, acaba obtendo um resultado acima da média.

Como a corrida vai ajudar? A corrida vai mostrar que somos todos iguais e que o prazer e a felicidade podem estar nas pequenas coisas, seja no completar o primeiro quilômetro, viajar com a família ou presentear uma pessoa próxima. A riqueza está nos pequenos detalhes e conquistas.

COMPETITIVO é aquela pessoa que quer sempre mais. Raramente comemora por muito tempo o que possui ou a meta que atingiu. Mesmo que tenha chegado em 1º em uma corrida, por exemplo, logo vai avaliar o tempo e questionar o porquê não conseguiu fazer em alguns minutos a menos. Não mede esforços para bater metas e acredita que “limite é um lugar que não existe”. Obviamente não escutaremos isso, uma vez que não é declarado, nem mesmo para si.

O combustível é uma melhora constante e exponencial, ainda que se “machuque” nesse processo. Inspirado na Penélope Charmosa, a mais atraente personagem da Corrida Maluca, vai usar todos os recursos que possui para ser o 1º: charme, inteligência, poder ou influência são algumas das “armas” que lança mão para construir o cenário ideal para sua próxima conquista.

O investimento psíquico: está em conquistar o próximo “pódio”. Embora haja uma competição interna, há uma boa dose de comparação com o “outro”. Alguém é alvo de sua comparação e a energia psíquica é canalizada para se aproximar da sua mira.

Como a corrida vai ajudar? Além de trazer mais tranquilidade, disciplina e foco para correr atrás dos desafios e metas, o fato de pertencer a uma equipe poderá “calibrar” o exagero da competição e tornar o Competitivo, mais colaborativo.

SURPREENDENTE é aquele perfil inspirado nos Irmãos Rocha do desenho da Corrida Maluca. Em geral, são pessoas simples e modestas, mas que ao serem adequadamente motivadas impressionam pelas conquistas. Apesar do Surpreendente não dispor de muitos recursos, pode atingir resultados de excelência. Na corrida, por exemplo, o apoio e incentivo do treinador serão determinantes para uma progressão expressiva. Raramente, o Surpreendente se acha bom o suficiente e, como consequência, tem dificuldade nas negociações e também por conta da insegurança para assumir riscos e desafios. 

O investimento psíquico: está em duvidar da própria capacidade. Poderia avançar mais rapidamente, mas carrega uma dose de auto-desvalorização que torna o percurso mais lento. O incentivo externo melhora sua autoestima.

Como a corrida vai ajuda? As conquistas vão trazer mais confiança para ir mais longe na carreira e nas finanças.

COM QUEM VOCÊ MAIS SE IDENTIFICA? QUAL É A “DOSE” DE CADA PERFIL?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

É free, é para VOCÊ ...

Apoie este projeto no Catarse

Testes, planilhas e mais...

Nosso canal no Youtube

Fechar Menu
×
×

Carrinho