Educação Financeira Infantil

Professor, leve a educação financeira infantil para a sua escola com o projeto Consumo Saudável

Conheça o Consumo Saudável

A Campanha Consumo Saudável é nossa ação para disseminar Educação Financeira Infantil com os seguintes objetivos:

  • Permitir aos alunos estabelecer relações entre a educação financeira e as mais diversas áreas do conhecimento,
  • Estimular ações que combatam o consumo em excesso e o endividamento,
  • Fomentar a cultura da poupança e investimento, gerando uma consciência individual e coletiva que garanta a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Saudável
educação financeira

Por que Educação Financeira Infantil?

Em um século em que o maior desafio global é o realinhamento dos hábitos de consumo visando preservar a integridade do planeta para as futuras gerações, o combate ao analfabetismo financeiro se consolida como conhecimento vital, indispensável na formação de crianças, jovens e adultos de hoje e de amanhã.
Além de representar uma ampliação da compreensão do tema do ponto de vista pessoal, a assimilação desse conhecimento capacita o professor a elaborar propostas diferenciadas de aprendizagem em sala de aula, uma vez que ele passa a estabelecer relações objetivas entre os conceitos de educação financeira e as demais áreas do conhecimento.

Quem organizou?

Construída por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social, pedagogo e especialista em marketing) a campanha segue os princípios de transversalidade e interdisciplinaridade estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), está plenamente alinhada às diretrizes do Ministério da Educação de inclusão do tema educação financeira nas escolas de todo o país, conforme o Decreto 7.397 de 22 de dezembro de 2010.

 Articulada aos temas transversais (Ética, Saúde, Meio-Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual), o conteúdo da campanha está dividido em eixos que dialogam com as linhas orientadoras da educação mundial no século XXI: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender.

Quem já participou?

Projeto Florescer – Caxias do Sul

Escola Nova Esperança – Caxias do Sul

Escola Rio Branco – Flores da Cunha

Como funciona?

1º MÓDULO – O VALOR DO TEMPO E DO DINHEIRO

Este módulo oferece informações sobre as relações do dinheiro, principalmente entre os jovens em idade escolar, sobretudo nas áreas: mesada (quando dar, a partir de qual idade, quanto dar), programação do tempo e planejamento de compras.

2º MÓDULO – O PODER DAS ESCOLHAS

Objetiva capacitar para o empoderamento das decisões, ou seja, demonstrar a responsabilidade efetiva de cada indivíduo diante das escolhas, inclusive, dos jovens.

3º MÓDULO – O CONSUMO E A MÍDIA

Consumo e mídia são indissociáveis, portanto, o objetivo deste módulo é capacitar professores para que multipliquem junto aos alunos, uma visão crítica sobre a influência da mídia e os apelos do marketing. Nesta etapa a Campanha visa esclarecer aos jovens como as marcas, podem torná-los reféns de determinados produtos (ao consumir as marcas em evidência na mídia procuram superar suas inseguranças e fortalecer a autoestima). É abordada também a “artimanha” do marketing para que filhos influenciem os pais na hora das compras.

4º MÓDULO – SER x TER

O último módulo apresenta uma importante oportunidade para que a discussão entre ter e ser, seja realizada de modo dinâmico e com embasamento teórico. O conteúdo oportuniza uma avaliação dos pontos estabelecidos desde o primeiro módulo ao mesmo tempo em que auxilia uma projeção futura por meio de escolhas saudáveis e sustentáveis ao longo do tempo.

Alessandro é um corredor disciplinado, focado e que supera limites sempre.

Educadora e defensora da superação de obstáculos, Marlei é exemplo que adquirir bons hábitos é uma questão de escolha.

Cadastre a sua escola neste projeto!