A descoberta do autoconhecimento

Nunca fui um exemplo de atleta na escola. Gostava de vôlei, mas odiava os treinos mais intensos que envolvessem corrida e principalmente os esportes de contato com o adversário. Mesmo com uma irmã personal trainer, nunca conseguia evoluir nas passadas e ficar 10 minutos correndo na esteira era uma verdadeira penitência. Por ironia do destino, depois de começar a praticar boxe para aliviar a tensão do dia a dia, descobri que o esporte me fazia um bem enorme e que os treinos de corda tinham ajudado e muito, na resistência para começar a correr. Logo já estava correndo 20 minutos e quando percebi a atividade era algo que tinha se tornado um dos momentos mais esperados e desejados para terminar ou começar um dia.

Fiz uma primeira prova de 5k com minha irmã (que sempre foi uma grande incentivadora e até hoje ajuda amigas e alunas a chegar na linha de chegada, nem que seja puxando pela mão) e consegui completar com tranquilidade. Aquela foi a primeira conquista depois de muitas que viriam, mas foi um marco.

Percebi que a disciplina e a determinação da corrida também me ajudavam e outras metas e objetivos da minha vida. E assim, mesmo com viagens de trabalho, o tênis estava sempre na mala e ainda que tivesse que acordar às 6h, dava um jeito de não perder o ritmo e incluir as passadas pelo menos 2 vezes por semana.

Lembro com saudades das corridas na areia na Praia do Futuro em Fortaleza, do resfriado que peguei depois de uma corrida na chuva no Rio de Janeiro e também de cada pássaro no lago do Parque da Aclimação que costumava correr aos finais de semana. Aquele era “meu momento”, só meu, em que a única preocupação era com a respiração certa para completar mais um quilômetro daquele trajeto, deixando para trás o peso da semana e sentindo apenas que a exaustão física trazia uma sensação de leveza para o corpo e a mente. Sim, fazia praticamente uma limpeza de pensamentos percebendo a cada treino como eu reagia e evoluía. A corrida se transformou na melhor forma de autoconhecimento para mim.

Por Cristiane Moraes

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

É free, é para VOCÊ ...

Apoie este projeto no Catarse

Testes, planilhas e mais...

Nosso canal no Youtube