Já estamos na metade do ano e muitos brasileiros, diante da atual crise econômica do País, continuam preocupados em organizar suas finanças para contrair menos dívidas e ter um orçamento pessoal mais tranquilo em 2020.
Planejamento e disciplina são as principais atitudes para quem quer conquistar essa estabilidade e a organização é o primeiro passo para um ano livre de dificuldades no orçamento. Com pequenas mudanças de hábito é possível se livrar das dívidas e equilibrar as finanças. Para isso, a especialista em educação financeira e uma das idealizadoras do projeto Linha de Chegada, Márcia Tolotti, elaborou 7 dicas simples que podem ajudar na tarefa de ter uma vida financeira bem resolvida. Confira:
1 – Trate suas finanças de modo profissional
Para organizar o orçamento pessoal em 2020, a regra básica é ter disciplina. Por exemplo, anote todos os seus gastos diários, sem exceção. Utilize uma planilha mensal de controle para ajudar e construa um plano de independência financeira. Segundo a consultora financeira, o ideal é guardar 10% dos seus rendimentos todo mês. Agora não dá? Comece com menos, o mais importante é a regularidade das suas ações.
2 – Saiba qual é a sua relação com o dinheiro
O que o dinheiro representa para você? Status? Poder? Liberdade? Segurança? Ao seguir as dicas de organização financeira, compreenda o seu perfil de consumidor, você estará imune ao endividamento.
3 – Saiba qual é seu padrão de comportamento
A princípio, identifique quais são os momentos que fica mais inclinado ao consumo e se proteja da auto sabotagem.
4 – Tenha persistência
Se você decidiu não gastar, persista na sua decisão, por mais tentador que o apelo seja.
5 – Considere o espaço físico
Para ajudar na economia, uma boa dica da especialista em finanças é considerar o espaço físico. Caso seja difícil encontrar lugar para aquele sapato ou objeto novo, a probabilidade de você estar adquirindo algo desnecessário é enorme.
6 – Saiba qual é preço da sua escolha
Márcia Tolotti comenta que vale fazer um cálculo de quantas horas você precisará trabalhar para aquele item novo e isso vale para tudo! Ou seja, acostume-se a pensar quantas horas da sua vida você irá trocar por algo que vai adquirir.
7 – Tenha uma vida rica
Ajuste os demais aspectos da sua vida. Conquiste amor, saúde, tranquilidade e o que mais puder para ter uma vida rica, saudável e com independência financeira.
Gostou das dicas? Então aproveite nosso canal no Youtube, e assista nossa série especial sobre educação financeira, chamada Hábitos e Mudanças, na qual a Márcia Tolotti aborda planejamento financeiro e consumo sustentável. Confira o primeiro episódio abaixo ou na aba conteúdos gratuitos do nosso site.