Além das corridas de rua, o projeto Linha de Chegada está presente também em escolas

O projeto Linha de Chegada se propõe a ampliar a capacidade de estabelecer foco e força de vontade, disseminar a educação financeira e auxiliar na construção de hábitos de consumo sustentáveis. Idealizado pelos apaixonados por corrida – Cristiane Moraes, Márcia Tolotti e Marialdo Rodrigues – este projeto que começou com a construção do livro para impactar ainda mais as pessoas, agora também se estende em ações sociais, como palestras em comunidades e em escolas que ajudam a comunidade na construção de bons hábitos.

 

Mas por que é importante levar o conceito da construção de hábitos saudáveis para as escolas?

Em um século em que o maior desafio global é o realinhamento dos hábitos de consumo, visando preservar a integridade do planeta para as futuras gerações, o combate ao analfabetismo financeiro se consolida como conhecimento vital, indispensável na formação de crianças, jovens e adultos de hoje e de amanhã.

Além de representar uma ampliação da compreensão do tema do ponto de vista pessoal, a assimilação desse conhecimento capacita o professor a elaborar propostas diferenciadas de aprendizagem em sala de aula, uma vez que ele passa a estabelecer relações objetivas entre os conceitos de educação financeira e as demais áreas do conhecimento.

 

Palestras nas escolas

O Linha de Chegada já visitou escolas públicas no Rio Grande do Sul e em São Paulo com a sua palestra Linha de Chegada: Aonde você quer chegar? que aborda temáticas de força de vontade, foco, mudanças de hábitos, otimismo e a teoria e prática da educação financeira. Ministrada pela educadora financeira e coidealizadora do Linha de Chegada, Márcia Tolotti, e em parcerias com professores das escolas da rede pública, a palestra tem como objetivo disseminar hábitos saudáveis, sejam físicos, psicológicos ou financeiro.

 

 Campanha Consumo Saudável

Além da palestra, há também a campanha Consumo Saudável, uma ação sobre educação financeira infantil que tem os seguintes objetivos:

  • Permitir aos alunos estabelecer relações entre a educação financeira e as mais diversas áreas do conhecimento;
  • Estimular ações que combatam o consumo em excesso e o endividamento;
  • Fomentar a cultura da poupança e investimento, gerando uma consciência individual e coletiva que garanta a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

O Luciano de Oliveira Ribeiro, coordenador pedagógico da Escola Municipal Dolaimes Stédile Angeli, conta um pouco como foi a experiência para os alunos da unidade:

O projeto Linha de Chegada fez um circuito em seis escolas municipais de Caxias do Sul (RS) e está preparando uma nova rodada de palestras e treinamentos para os professores para o mês de junho.

Se você é professor, aluno ou simplesmente gostaria de levar o projeto Linha de Chegada para a escola da sua cidade, é muito fácil: basta cadastrar a unidade no nosso site que entraremos em contato para agendar data e horário. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

É free, é para VOCÊ ...

Apoie este projeto no Catarse

Testes, planilhas e mais...

Nosso canal no Youtube

Fechar Menu
×
×

Carrinho